Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado.
![]() |
| Base de apoio de Bolsonaro, porém, se mantém estavél |
O índice de rejeição ao presidente Jair Bolsonaro atingiu o nível mais alto desde o início de seu governo, revelou uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28/05) pelo jornal Folha de S.Paulo. Apesar deste aumento, a base de apoio de Bolsonaro permanece estável.
No primeiro levantamento feito pelo instituto após a divulgação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, 43% dos entrevistados avaliam o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo, enquanto 33% o veem como bom ou ótimo e 22% como regular e 2% não souberam responder.
A rejeição a Bolsonaro subiu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior divulgado em abril, quando 38% dos entrevistados consideraram o governo ruim ou péssimo. Já o apoio ao presidente se manteve estável, em 33%, nas duas últimas pesquisas.
O resultado parece demonstrar um aumento da polarização da opinião pública. Em 2019, os dados mostravam uma divisão semelhante entre as três avaliações, mas agora, o grupo dos que consideravam o governo regular perdeu força, com parte desses brasileiros aparentemente mudando de opinião e passando a avaliar negativamente o presidente.
O comportamento de Bolsonaro no exercício do cargo também foi avaliado, com 37% afirmando que em nenhuma situação Bolsonaro se comporta como um presidente deveria se comportar. Para 23%, ele o faz em algumas ocasiões, mas na maioria das vezes, não.
Segundo a pesquisa, 25% acham que Bolsonaro se comporta adequadamente na maioria das vezes, mas somente em alguns casos, não. Outros 13% afirmam que em todas as ocasiões ele se comporta da maneira adequada.
O levantamento mostrou ainda que Bolsonaro é o presidente eleito com a maior rejeição em um ano e meio de mandato entre os últimos quatro eleitos que ocuparam o cargo. Em segundo lugar, ficou Fernando Henrique Cardoso, com 25%, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva, com 17%, e Dilma Rousseff, com apenas 5%.
A ex-presidente foi a mais bem avaliada entre os quatro quando estava neste período do seu mandato, sendo aprovada por 64% dos brasileiros.
O Datafolha ouviu 2.069 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
DW

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;