Pesquisadores revelaram a relação entre vitamina D e gravidade da COVID-19, afirmando que deficiência desta vitamina é um dos fatores da gravidade do coronavírus.
Em estudo ainda sem revisão, pesquisadores britânicos compararam a estatística de "fatalidades e recuperações" do coronavírus em diferentes regiões. Foi comprovado que em locais onde habitantes têm deficiência sazonal da vitamina D, como no Hemisfério Norte, casos da COVID-19 grave são registrados com mais frequência, de acordo com o tabloide Daily Express.
Para realização de um estudo completo, é necessário um ano, e a pandemia do novo coronavírus ainda não atingiu 365 dias, comentou o médico Gareth Davies, chefe da pesquisa.
A vitamina D é crítica para a função imunológica. Quando o nível da vitamina D está elevado, "o sistema imune inato está forte", segundo Davies, citado pelo tabloide Daily Express.
O vírus tem como alvo a proteína na superfície da célula chamada ACE2 que faz parte do sistema renina-angiotensina-aldosterona (S-RAA). O R-SAA regula pressão sanguínea e resposta inflamatória.
A replicação do coronavírus enfraquece a proteína ACE2, causando tempestade de citocinas e, consequentemente, a morte de infectados. O nível alto da vitamina D pode ajudar a evitar inflamação descontrolada, de acordo com cientista.
Alimentação influencia a capacidade do ser humano de lutar contra os vírus, comentou o estudo britânico o cientista da Academia de Ciências da Rússia, que direciona o Laboratório de Biotecnologia e Virologia da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Estatal de Novgorod, Sergei Netesov.
Deficiência de vitaminas na comida ocasiona piora no sistema digestivo, metabolismo e em outros sistemas do organismo humano.
"Deficiência de aminoácidos insubstituíveis, de sais de metais [tais como zinco, magnésio, potássio, cálcio etc.], de DNA e RNA e de vitaminas faz com que o corpo não funcione bem. Quando não funciona bem, o curso de todas as doenças será mais grave que no caso de alimentação equilibrada", afirmou cientista em comentário ao site Ura.ru.
O objetivo principal da vitamina D é garantia de absorção de cálcio e fósforo da comida no intestino delgado.
Uma parte da vitamina D é garantida pela absorção de luz solar através da pele. Em comida, a vitamina D é encontrada em peixes gordurosos. Em quantidade menor, a vitamina D é encontrada em manteiga, queijo, e outros produtos derivados do leite gordurosos, gema de ovo e caviar.
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;