Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai, faleceu aos 80 anos anos de idade após vários dias em um delicado estado de saúde como consequência de um câncer no pulmão.
A coalizão eleitoral Frente Ampla, da qual o ex-mandatário fazia parte, anunciou a morte do político em sua página no Twitter.
É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de nosso presidente honorário, Tabaré Vázquez.
Seu exemplo de integridade política e compromisso inquebrantável com nosso país e nosso povo nos impulsionará a continuar seu legado.
O governo uruguaio informou que a morte do ex-presidente ocorreu por volta das 03h00 devido a "causas naturais de sua doença oncológica", cita a agência Europa Press.
Na semana passada, Vázquez foi estabilizado de emergência após sofrer uma "trombose profunda no membro inferior esquerdo" relacionada com o câncer, segundo explicou seu filho, o dr. Álvaro Vázquez. O médico, oncologista de profissão como seu pai, confirmou que a doença era uma "patologia conhecida nestes pacientes oncológicos" e, portanto, vinculada à doença do ex-presidente.
O tumor foi diagnosticado em agosto de 2019 e, em setembro, começou um programa de radioterapia e radiocirurgia para combater a doença, que inicialmente havia sido bem sucedido. Agora estava, segundo seus médicos, em uma "etapa de avaliação".
Durante esse período, o político se afastou da vida pública, ainda que tenha permanecido ativo no partido.
As autoridades uruguaias anunciaram que o cortejo fúnebre vai partir às 13h00 da Prefeitura de Montevidéu até o cemitério de la Teja, respeitando as medidas impostas para combater a proliferação do coronavírus.
Vázquez assumiu a presidência do país sul-americano por duas vezes. Primeiramente, em 2005, e depois, em 2015, sucedendo a Mujica. Os 15 anos ininterruptos no poder da Frente Ampla terminaram com a eleição do atual presidente Luis Lacalle Pou.



Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;