Bandeira da China em frente a um prédio em Xangai   © Sputnik / Alexander Vilf



Sputnik

Pequim descreveu neste domingo (13) o grupo do G7 como obsoleto, afirmando que "já passou há muito o tempo em que as decisões globais eram ditadas por um pequeno grupo de países".

Pequim teceu duras críticas ao grupo dos sete países, composto por Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e EUA, depois que seus líderes apelaram a "enfrentar e competir" com o gigante asiático em questões que vão desde a salvaguarda da democracia até a corrida tecnológica, escreve Reuters.

"Já passou há muito o tempo em que as decisões globais eram ditadas por um pequeno grupo de países", cita a agência Reuters um porta-voz da embaixada chinesa em Londres.

"Sempre acreditamos que os países, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, pobres ou ricos são iguais, e que os assuntos mundiais devem ser tratados através da consulta de todos os países", acrescentou o representante da entidade diplomática chinesa.

Comentando o comunicado do G7 no qual foi abordada a questão dos direitos humanos em Xinjiang, Hong Kong e "a importância da paz e da estabilidade no estreito de Taiwan", o porta-voz da embaixada declarou que documento contém declarações "deturpadas".


Cúpula do G7 em Carbis Bay, Cornualha, Reino Unido © AFP 2021 / Leon Neal


"Instamos os Estados Unidos e outros membros do G7 a respeitarem os fatos, a compreenderem a situação, a pararem de difamar a China, pararem de interferir nos assuntos internos da China, deixarem de prejudicar os interesses chineses e a fazerem mais para contribuir ao desenvolvimento da cooperação internacional, e não para a criação artificial de confrontos", acrescentou o porta-voz.

Vale ressaltar que Pequim desmentiu em várias ocasiões as alegações relativamente à violação dos direitos humanos nas referidas regiões chinesas.

 br.sputniknews.com



Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads