A TV Globo vem se esforçando para catalisar e liderar parte da energia das ruas contra o presidente Jair Bolsonaro. Exemplo disso foi sua cobertura nas manifestações do #19JforaBolsonaro, o Fora Bolsonaro, movimento pelo impeachment do inquilino do Palácio do Planalto.
Até agora, a narrativa das ruas vinha favorecendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT –que não tinham adversários no asfalto. Os petistas são a força mais lembrada na oposição ao bolsonarismo, portanto é natural que eles capitalizem a maior parte dessa energia das ruas.
Ao invés de descer o sarrafo nos movimentos sociais e partidos de esquerda, como fizera antes, a Globo foi mais “generosa” na cobertura factual desse #19J com direito a escaladas nos telejornais.
A GloboNews, por exemplo, mostrou a Avenida Paulista ao vivo durante a concentração. Há um mês o canal da cabo dos Marinho censurou a manifestação em tempo real.
Para mostrar empatia com o telespectador, o Jornal Nacional, comandado pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, leram um editorial da Globo para marcar as 500 mil vidas perdidas na pandemia.
“A aposta insistente e teimosa em remédios sem eficácia, o estímulo frequente a aglomerações, a postura negacionista e inconsequente de não usar máscaras. E o pior: a recusa em assinar contratos para a compra de vacinas a tempo de evitar ainda mais vítimas fatais.
“Tudo tem vários ângulos e todos devem ser acolhidos, mas há exceções. Quando estão em perigo coisas tão importantes como o direito a saúde, por exemplo, ou o direito de viver numa democracia. Em casos assim, não há dois lados. E esse é o norte que o jornalismo da Globo continuará a seguir.”
Alto lá!
A Globo não vergou para a esquerda nem “lulou” como os mais apressadinhos imaginam, apesar de Bonner agora usar barba. Pelo contrário.
A emissora carioca resolveu disputar as mentes e os corações dos que são contrários a Bolsonaro e ao bolsonarismo. O jornalismo da TV dos Marinho, a Globo, descobriu que é enorme a quantidade de “ex-bolsonaristas” e é isso que ela, também, está disputando com o campo progressista.
Ou seja, a velha mídia e a TV Globo preparam o bote para fazer a disputa ideológica com a esquerda em 2022.
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;