Texto por: RFI
3-4 minutos
A Holanda terá novo lockdown a partir do domingo (19) e durante as festas de Natal e Ano Novo até o dia 14 de janeiro, na tentativa de impedir a evolução da quinta onda de Covid-19 e a forte progressão da variante ômicron, anunciou o primeiro-ministro holandês Mark Rutte neste sábado (18).
"Estou aqui esta noite com um humor sombrio. Para resumir em uma frase, a Holanda vai voltar ao lockdown a partir de amanhã", disse o chefe do governo holandês, Mark Rutte, durante uma entrevista coletiva televisionada.
"Isso é inevitável com a quinta onda e com a ômicron se espalhando ainda mais rápido do que temíamos. Devemos intervir agora por precaução", continuou o primeiro-ministro holandês.
Todas as lojas, restaurantes, bares, cinemas, museus e teatros não essenciais devem, portanto, fechar suas portas de domingo a 14 de janeiro, enquanto as escolas devem manter suas portas fechadas até pelo menos 9 de janeiro, disse Rutte.
Ao mesmo tempo, o número de convidados que as pessoas podem receber em suas casas é reduzido de quatro para dois, exceto no dia de Natal, 25 de dezembro.
O chefe de gestão da epidemia do governo holandês, Jaap van Dissel, disse durante a mesma coletiva de imprensa que a ômicron ultrapassará a variante Delta para se tornar dominante na Holanda até ao final do ano.
O governo se reuniu com especialistas em saúde neste sábado, que recomenderam o fechamento de todos os comércios não essenciais, escolas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos abertos ao público.
Filas
Antes do anúncio oficial do novo confinamento, no centro da cidade de Leiden, a cerca de vinte quilômetros de Haia, a população se aglomerava na principal rua comercial para terminar as compras de Natal.Filas se formaram em frente a lojas de brinquedos e perfumarias. "Geralmente há muito movimento antes do Natal, mas agora é muito mais do que o normal", disse Ali Windster, gerente de uma perfumaria, à agência Reuters. Carla Nekeman comprou cosméticos no local. “Esse confinamento é uma droga, levo todas as coisas que não consigo encontrar no supermercado. Vou ter que fazer fila em todos os lugares”, disse ela.
Na última terça-feira, o governo já havia ordenado que o fechamento de bares, restaurantes e grande parte das lojas entre 5h e 17h fosse prorrogado até o dia 14 de janeiro.O primeiro-ministro Mark Rutte explicou então que a variante ômicron pode se tornar dominante na Holanda em janeiro.
Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Saúde Pública identificou 15.433 novas contaminações por Covid-19, uma queda de cerca de 25% em relação à semana anterior, mas ainda acima dos picos registrados nas ondas anteriores.
Esta nova onda de contaminação causada pela variante ômicron pode aumentar a pressão no sistema de saúde, que já foi forçado a adiar a maioria das operações não emergenciais para poder acomodar pacientes com Covid-19.
(Com informações da AFP)
Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;