Sergio Moro herdaria 10% dos eleitores do antigo chefe; Ciro Gomes tem 4% nesta parcela do eleitorado
CartaCapital
2-3 minutos
Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) herdaria 1 em cada 5 eleitores (21%) de Jair Bolsonaro (PL) em 2018. Os dados são da nova pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira 7.
Ainda segundo o levantamento, Sergio Moro (Podemos) herdaria 10% dos eleitores bolsonaristas arrependidos. 7% dizem que votariam em branco ou anulariam o seu voto em outubro de 2022. Ciro Gomes (PDT) teria 4% desta parcela do eleitorado.
Os volumes de votos do ex-capitão que migrariam para os dois principais adversários de Bolsonaro mudaram significativamente em comparação ao último levantamento da PoderData. Entre 16 e 18 de janeiro, cada um dos adversários do presidente tinha 12% dos votos de arrependidos.
Já os que dizem que manterão o voto no ex-capitão somavam 58% em meados de janeiro, hoje são 54%.
Entre os eleitores que dizem ter votado em Fernando Haddad (PT), Lula tem larga vantagem, com 72% da preferência dos votos. Moro não soma nenhum percentual entre arrependidos do voto no candidato petista e Ciro fica com 12%.
A pesquisa PoderData foi realizada entre 31 de janeiro e 1º de fevereiro, entrevistando 3 mil pessoas por telefone em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
O mesmo levantamento, em outros recortes, confirmou a liderança de Lula no pleito de outubro deste ano. O petista tem 41% da preferência de votos, enquanto o ex-capitão soma apenas 30%. Entre os demais candidatos, Sergio Moro e Ciro Gomes são os de maior destaque, com 7% cada.
A pesquisa também mediu um empate técnico entre Lula e Bolsonaro no eleitorado masculino. O ex-presidente, no entanto, tem ampla vantagem nas demais camadas da população. Bolsonaro também segue com alta reprovação entre os brasileiros, segundo o mesmo levantamento.
cartacapital.com.br

Postar um comentário
-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;