Lula (Foto: Reprodução/Youtube | Reuters)

Ex-presidente se reúne com especialistas e ex-ministros da área econômica nesta sexta-feira (11)


Gisele Federicce
Brasil 247
3-4 minutos
Lula.com.br - Nesta sexta-feira (11), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com especialistas e ex-ministros da área econômica para discutir a conjuntura brasileira, num cenário de empobrecimento da população e dificuldade de acesso a itens básicos por causa da inflação que não para de crescer.

Dados divulgados nesta semana pelo IBGE registram IPCA – índice oficial de inflação – de 0,54% em janeiro, o maior para o mês desde 2016. Em 12 meses, a inflação acumulada é de 10,38%. Parte dessa pressão inflacionária está relacionada a reajustes de preços controlados pelo governo. A gasolina, por exemplo, avançou 46% em 2021, enquanto o óleo diesel subiu 47% e o gás de cozinha mais de 36%.

O ex-presidente Lula tem demonstrado preocupação especial com os preços dos combustíveis dolarizados, com a política de preços repassando a variação do mercado internacional, enquanto os trabalhadores e as classes mais pobres perdem poder de compra e vivem no aperto, já que os reajustes salariais, em sua maioria, não estão acompanhando a variação da inflação.


Um cenário bem diferente dos tempos do PT no poder, quando mais de 80% dos acordos salariais foram acima da inflação garantindo a manutenção do poder de compra dos salários. Em 2021, apenas 15,8% dos reajustes superaram a inflação. Quase metade foi abaixo.

O descompasso e a falta de cuidados do governo federal com as parcelas mais pobres da população são dramáticos e fizeram com que o Brasil andasse para trás, contabilizando hoje um universo de 19 milhões de pessoas que voltaram a passar fome e 116 milhões com alguma situação de insegurança alimentar. Sem dinheiro para comprar nem mesmo o que comer, as famílias se endividam. O endividamento médio dos brasileiros em 2021 foi de 70,9%.

Encontros

Lula tem tido encontros periódicos para discutir a realidade brasileira e soluções para a crise. Já foram debatidos temas como saúde, educação e ciência e tecnologia. Os encontros acontecem na Fundação Perseu Abramo (FPA), que mantém o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (Napp). Após a reunião, prevista para começar às 10h, representantes da FPA e do PT devem conversar com a imprensa.

brasil247.com

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads