Um home faz um teste de detecção de covid em Changchun, na China, em 11 de março de 2022. AFP - STR


Texto por: RFI
2-3 minutos

A China registrou domingo (13) 3.939 novas contaminações por covid-19 em 24 horas, o nível mais alto em dois anos no país, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde. Seguindo a estratégia “covid zero”, milhões de chineses voltaram a ser colocados em isolamento.


O aumento de casos levou as autoridades a fechar escolas em Xangai e decretar lockdown em diversas cidades no nordeste do país, entre elas Jilin, onde parte dos habitantes foi colocada em isolamento, com centenas de bairros fechados.


A China, onde foi dectado o primeiro caso de covid-19, segue uma política rígida de “zero covid”, que inclui lockdowns, restrições de viagens e testes massivos quando focos infecciosos são detectados. O número de contágios no país que tem quase um bilhão e meio de habitantes é pequeno se comparado a outros países.

Os moradores de Jilin completaram seis turnos de testes, de acordo com as autoridades sanitárias chinesas. Domingo, a cidade informou ter encontrado mais 500 casos de variante ômicron.

Já a capital da província de Jilin, Changchun, um centro industrial de 9 milhões de pessoas, foi colocada em lockdown na sexta-feira (11).

Propagação oculta


O novo foco “reflete que a variante ômicron se propaga de maneira oculta, é muito contagiosa, rápida e difícil de detectar nas fases iniciais, comentou no domingo a jornalistas Zhang Yan, autoridade sanitária da província de Jilin.

O prefeito da cidade e o chefe da Comissão de saúde de Changchun foram afastados de seus cargos no sábado, segundo a imprensa estatal.

Em cidades menores como Siping e Dunhua, também na província de Jilin, foram isoladas quinta-feira (10) e sexta-feira, de acordo com informações oficiais.

Hunchun, que faz fronteira com a Rússia e a Coreia do Norte, foi isolada em 1º de março, disseram as autoridades.

Três hospitais foram construídos de maneira emergencial na cidade para atender pacientes de covid-19, de acordo com a agência oficial Xinhua.


rfi.fr

Comentário(s)

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads